16 de abril de 2025

A produção do diretor espanhol Juan Antonia Bayona tem Enzo Vogrincic (Iosi, O Espião Arrependido) e Agustín Pardella (Tudo Pelo Jogo) no elenco principal e retrata a queda do voo uruguaio 571 na Cordilheira dos Andes em 1972.

O jornalista Pablo Vierci tinha 22 quando seus amigos de infância e companheiros de Rugby sumiram por 72 dias no acidente de avião na Cordilheira dos Andes, em 1972. A aeronave se chocou com uma montanha – 29 sobreviveram e 16 passageiros voltaram vivos. Autor do livro A Sociedade da Neve, que deu origem ao filme da Netflix, Pablo Vierci, hoje com 73 anos nos trás em seu livro que deu origem ao longa o drama e traumas vividos neste triste episódio que deixaram marcas até hoje difíceis e dolorosas de ser relembradas.
A Sociedade da Neve nos traz o acidente com total realismo de como aconteceu de fato. O diretor relata que passou por mais de 100 horas de entrevistas com os sobreviventes e leu o livro de mesmo nome do autor uruguaio Pablo Vierci. Todos os atores conviveram com os sobreviventes e as famílias daqueles já falecidos, algo que teve efeito direto na atuação e no resultado do filme entregue ao público. A perda das asas e traseira da aeronave, as condições inóspitas da Cordilheira dos Andes, o frio intenso, falta de alimentação, entre outras questões marcantes que nos mostra a luta pela sobrevivência em meio a tantas situações difíceis se dando ao mesmo tempo. O filme da manteve a contagem oficial de vítimas da tragédia. A queda tirou a vida de 12 pessoas, entre passageiros e tripulação. As difíceis condições da Cordilheira, junto aos ferimentos, causaram a morte de outros passageiros e tristes surpresas que o longa nos traz. O filme tem sido considerado a melhor produção audiovisual já feita sobre o acidente, tanto pela crítica e usuários, quanto pelas famílias dos envolvidos. Pois bem, A Sociedade da Neve é uma obra que nos faz refletir sobre o valor da vida, questões éticas, sobrevivência, tomada de decisões em meio ao caos, um filme que recomendo a ser visto, revisto e debatido. Bom filme!


Sinopse por:
Renato Preto Basquiat – Professor de Sociologia e Filosofia, Escritor, Poeta e grande amante das Artes.

13 thoughts on “A Sociedade da Neve é o mais novo longa da Netflix baseado em uma história real

  1. Dica da boa. Senti firmeza na recomendação. Lendo a sua indicação fiquei curioso pra ver o filme. Confio no seu bom gosto. Abraços!!!

  2. Ótima análise daquele que foi um fato real e virou filmes e documentários sobre as questões do limite humano.
    Vou assistir logo que puder.
    Sucesso em seu trabalho intelectual, Renato!!

  3. Situações extremas…
    O ser humanos diante da imprevisibilidade e da angústia de lidar com o inesperado e a finitude.

    Excelente indicação Renato!!
    Sucesso sempre!!

  4. O filme retrata a dificuldade que as pessoas tem quando são levadas a situações extremamente difíceis, a forma como elas lidam e interagem buscando a superação em meio as diferenças.
    Recomendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *