16 de abril de 2025

Domingo de Celebração e Compromisso Ambiental em Paquetá: O evento “Ocupa Brocoió Pela Implantação da Universidade do Mar” agitou a Praia da Moreninha

No último domingo, dia 17, a Praia da Moreninha, no Arquipélago de Paquetá, foi palco do evento “Ocupa Brocoió Pela Implantação da Universidade do Mar”. A iniciativa não apenas buscava celebrar os 468 anos de descoberta da Ilha de Paquetá por André Thevet em 18 de dezembro de 1555, mas também promover diversas atividades ao longo da orla de Paquetá. O público teve a oportunidade de participar de uma variedade de atividades, como passeio ciclístico, barqueata, stand up, canoas havaianas, velejadores, mutirão de limpeza da praia, feira de artesanato, varal das ciências do mar, bicicletas e pedalinhos gratuitos, além do simbólico abraço ecológico na Praia da Moreninha. A Pré-Conferência Participativa da Baía de Guanabara foi liderada por Sérgio Ricardo, ambientalista do Movimento Baía Viva. A Universidade do Mar (UniMar), criada pela Reitoria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 8 de março de 2022, é o resultado de esforços conjuntos desde 2018 da ONG Baía Viva, Associação de Moradores da Ilha de Paquetá (MORENA) e pesquisadores da Faculdade de Oceanografia da UERJ. Diversos setores da sociedade civil apoiam a cessão do uso de Brocoió para a instalação de um campus universitário na ilha, com foco em cursos de capacitação destinados à comunidade pesqueira e programas de monitoramento ambiental. De acordo com o Movimento Baía Viva, um processo administrativo para a cessão de uso da Ilha de Brocoió está em tramitação na Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) desde novembro de 2021.

7 thoughts on “Ilha de Brocoió poderá se transformar em Universidade do Mar

  1. salve o mar! o museu da cultura puri se fez presente na barqueata nesse evento que é um marco na história das culturas originárias y dos guardiões de uma baía viva para pescadores, ribeirinhos e de toda flora fauna nativa.
    Dauá Puri

  2. verdade, vimos o pouco engajamento de moradores de Paquetá e suas representacoes a conquista da ilha de Brocoio como UniverCidade do mar é de fundamental importância para toda região.

  3. Participei da Narqueata e estou disposto a participar de qualquer evento que seja para criação da Universidade do Mar, podem contar comigo sempre!

  4. A iniciativa de criar a UNIMAR em Brocoió necessita de acompanhamento contínuo, principalmente pelos moradores de Paquetá.
    Será um passo importantíssimo para a implantação de uma cultura de preservação do meio-ambiente na ilha.
    Contando ainda com participação muito reduzida dos habitantes, espera-se que a implantação aconteça o quanto antes.
    A UNIMAR representa uma chance de sobrevivência para o bioma da Baia de Guanabara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *